fbpx
loader image

Dia Mundial da Justiça Social

Publicado em 22/02/2021
Dia Mundial da Justiça Social

No Dia Mundial da Justiça Social (20/2), as Nações Unidas (ONU) chamaram a atenção dos líderes globais sobre as condições de trabalho na economia digital, modelo que cresceu mais rapidamente por causa da pandemia da Covid-19.

São enormes as possibilidades trazidas pela expansão da internet, como mais acesso à comunicação e à informação e novas oportunidades para que o trabalhador gere renda ou monte seu empreendimento.

Mas a ideia de que a internet tornaria o mundo mais igualitário, democrático e livre já está coberta de dúvidas. Para início de conversa, 3,6 bilhões de pessoas continuam excluídas da rede digital, segundo a União Internacional de Telecomunicações.

As oportunidades de trabalho e renda viabilizadas por meio digital estão frequentemente associadas a condições precárias ou excesso de trabalho. E a captura, armazenamento e circulação de dados pessoais gera grandes preocupações relacionadas ao direito à privacidade e a ameaças às democracias.

Se a comunidade internacional não estiver preparada para enfrentar essas transformações, priorizando a garantia de direitos e os valores democráticos, poderemos assistir a um grave aprofundamento das injustiças sociais nos próximos anos.

Para a gente viver em mundo melhor, mais próspero e mais justo, os legisladores e toda a sociedade precisam estar empenhados em alcançar:

  • o desenvolvimento sustentável;
  • a erradicação da pobreza;
  • a promoção de pleno emprego e trabalho decente;
  • a proteção social universal;
  • a igualdade de gênero e de raça;
  • acesso ao bem-estar social e a justiça para todas e todos.

Regras de tributação alinhadas com esses objetivos são fundamentais para essas mudanças!

Fonte: www.un.org/es/observances/social-justice-day

Compartilhe nas redes sociais

FacebookTwitterWhatsAppMessengerLinkedInEmail

Siga nossos canais nas redes sociais

E fique por dentro das nossas iniciativas para uma sociedade mais justa