Faltam poucos dias para as Eleições 2022!
Atentos ao processo democrático que precisa ser fortalecido no país, reunimos um conteúdo para te ajudar na hora de decidir o seu voto, entender como funcionam os cargos em disputa, e conversar com amigos, familiares e colegas sobre esta escolha tão importante.
O modelo democrático prevê a realização de eleições de tempos em tempos, como uma forma de avaliarmos a atuação de nossos representantes. Temos a chance de mexer em time que não está ganhando, ou de eleger novamente quem está fazendo um jogo bonito. Se você gosta disso, então você gosta da democracia.
Mas nossa democracia precisa melhorar (e muito!) e isso começa com representantes melhores.
Em outubro você vai escolher pessoas pra te representar em decisões muito importantes e trabalhar para resolver desafios enormes como:
- mudanças climáticas,
- direitos da população mais vulnerável,
- segurança pública,
- saúde e educação de qualidade para todas as pessoas,
- redução das desigualdades e
- geração de empregos sustentáveis, e muitos outros
Quanta responsabilidade, hein? É preciso se informar muito bem e escolher com cuidado nossos representantes, afinal, eles tomarão decisões que vão afetar nossa vida de muitas maneiras. Por exemplo:
- Os preços dos alimentos no mercado;
- Quantidade de vagas em creches e escolas públicas, qualidade do ensino e da alimentação escolar para nossas crianças;
- Volumes de investimento em saúde pública;
- Investimento em Universidades, ciência e tecnologia;
- Qualidade do transporte público;
- Combate ao desmatamento de nossos biomas e proteção das nossas florestas;
- Geração de empregos dignos.
O seu voto em 2022 é o espelho do Brasil que queremos, e o futuro não pode esperar!
Já parou para pensar quais são as outras áreas da sua vida afetadas por nossas escolhas políticas?
Quem vamos eleger?
O que faz o Poder Legislativo?
Modifica e atualiza a legislação existente. Propõe, revoga leis. Um bom legislador deve dialogar com diferentes partes interessadas em cada lei, ouvir especialistas, refletir sobre os impactos das leis na vida das pessoas, e avaliar se a lei que está sendo debatida é justa, se o resultado vai ser bom para a sociedade. Faz parte de suas responsabilidades: propor novas leis ou sugerir alterações em leis que estão em debate. Seu voto conta para aprovar ou impedir a aprovação de uma nova lei (ou de mudança em lei que já existe). Se uma lei estiver ultrapassada, ela pode também ser revogada – perde validade – caso a maioria dos legisladores concorde.
Além disso, o legislativo tem a função de fiscalizar o poder executivo (mais conhecido como governo), verificar se o dinheiro público está sendo bem aplicado e as contas estão de acordo com as leis, e pode solicitar esclarecimentos sobre ações do governo. Pode também investigar temas de interesse público através das famosas CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito).
Em 2022, vamos eleger representantes legislativos que fazem as leis que valem para
TODO O PAÍS: deputados e deputadas federais (para a Câmara dos Deputados) e senadores e senadoras (para o Senado). Em conjunto, Senado e Câmara também são conhecidos como Congresso Nacional.
CADA ESTADO: deputados e deputadas estaduais. Nos estados, as casas legislativas se chamam Assembleias Estaduais.
Normalmente, o poder executivo (formado pelo presidente, ministros e suas equipes) executa as leis. Ele é responsável por administrar os recursos públicos através de programas e políticas públicas. Dentro dos limites da Constituição Federal, ele pode decidir investir mais ou menos em saúde, educação, infraestrutura, ciência e tecnologia etc. Pode ainda estabelecer parcerias com estados, municípios, e até com outros países. Ele também tem o poder de sancionar ou vetar as leis aprovadas pelo legislativo e pode propor matérias legislativas em alguns casos.
Representantes do poder executivo que serão eleitos em 2022:
- presidente (suas decisões afetarão todo o país)
- governadores ou governadoras (suas decisões valem para seu estado)
1 – Pesquisar o histórico pessoal de cada pessoa que concorre a um cargo. Dê preferência para os sites oficiais da Justiça Eleitoral ou páginas de meios de comunicação confiáveis. Um bom candidato, em primeiro lugar, respeita nossas leis. Especialmente aqueles concorrendo a cargos legislativos, uma vez que eles trabalharão diretamente na manutenção das nossas leis.
2 – Verificar se a pessoa já teve cargo público antes e o que fez durante aquele período. Veja se ele foi um parlamentar presente ou se faltou a muitas sessões, que projetos ele apresentou, como ele votou em outros projetos importantes. Verifique portais de transparência das câmaras e assembleias legislativas.
3 – Buscar informações sobre o partido de seu candidato ou candidata. Analisar qual é o conjunto de ideias que o partido defende, que programa ele tem para a sua localidade.
4 – Saber quais são as atribuições de cada cargo e conheça as propostas de governo de cada candidato que pretende votar para que você possa acompanhar depois, caso ele/ ela seja eleito(a), se cumpriu ou não as promessas de campanha.
Lembre-se: Seu voto, nas próximas eleições, vai fazer diferença no que vai acontecer no seu estado e no país inteiro nos próximos anos.
#SeuVotoFazoPaís #Eleições2022
Quer votar em quem tem compromisso com o meio ambiente?
farolverde.org.br
Quer informações oficiais, sem medo de errar?
tse.jus.br
Páginas dedicadas às eleições / checagem de temas eleitorais
eleicoesmelhores.pactopelademocracia.org.br
Clique aqui
Candidaturas LGBT+ crescem 36% nas eleições de 2022, aponta ONG