fbpx

O que grilagem de terras tem a ver com corrupção?

Publicado em 18/02/2022
Grilagem de terras e corrupção

Com a ajuda da corrupção, a grilagem (um dos crimes mais antigos e conhecidos no Brasil) continua deixando um rastro de degradação ambiental, violência e prejuízos econômicos.

A invasão das terras muitas vezes é acompanhada de desmatamento, queimadas e exploração ilegal de madeira e de outros recursos naturais, destruindo as nossas florestas e contribuindo para acelerar as mudanças climáticas.

Pesquisa inédita da @transparenciainternacionalbr mapeou 21 práticas de fraude e corrupção que alimentam a grilagem e com ela trazem sérios prejuízos socioambientais e econômicos ao país.

Para entender as estratégias utilizadas pelos criminosos na grilagem de terras, foram analisadas 11 operações do Ministério Público e de órgãos policiais em 8 estados na região Amazônica e em regiões vulneráveis a conflitos de terras no Nordeste.

A pesquisa fez uma análise aprofundada das instituições e das regras e políticas públicas que ordenam o uso da terra no Brasil para entender as fraudes e a corrupção associadas à grilagem.

Para saber mais acesse: transparenciainternacional.org.br/grilagem

Compartilhe nas redes sociais

FacebookTwitterWhatsAppMessengerLinkedInEmail

Siga nossos canais nas redes sociais

E fique por dentro das nossas iniciativas para uma sociedade mais justa