fbpx

Amazônia tem recorde de desmatamento para janeiro

Publicado em 17/02/2022
Amazônia tem recorde de desmatamento

A Amazônia registrou o número recorde de desmatamento para o mês de janeiro. Entre os dias 1º e 31 de janeiro, 430 quilômetros quadrados de floresta nativa foram desmatados. A área representa um aumento de 5 vezes em relação a 2021. A devastação representa a maior área perdida desde 2016, quando foram iniciadas as medições pelo sistema Deter-B.

Esses resultados não são mera coincidência. São resultados de uma política criminosa de enfraquecimento dos órgãos de controle (responsabilidade do governo federal) e da legislação ambiental (responsabilidade do Congresso Nacional).

Segundo levantamento realizado pelo Instituto Centro de Vida (ICV) em parceria com o Observatório do Clima e pesquisadores do MapBiomas, apenas 1,3% dos 115.688 alertas de desmatamento na Amazônia publicados pela plataforma MapBiomas, entre 2019 e 2020, tiveram resposta dos órgãos públicos. Para o restante dos casos, não houve qualquer ação por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Para mudar esse cenário, pense bem em quem você vai eleger como representante.

Compartilhe nas redes sociais

FacebookTwitterWhatsAppMessengerLinkedInEmail

Siga nossos canais nas redes sociais

E fique por dentro das nossas iniciativas para uma sociedade mais justa